Participe da X Semana de Extensão

A décima Semana de Extensão será realizada entre os dias 13 e 16 de outubro, simultaneamente com a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e a Semana da Baixada, que acontece somente no Instituto Multidisciplinar.

A programação terá palestras, atividades culturais, oficinas e stands de exposições de temática científica cultural. Professores, alunos e funcionários que desejem participar oferecendo oficina ou exposição, podem enviar um e-mail para comunicacaoextensao@gmail.com.

Entrevista: Congresso Intercultural reuniu centenas de indígenas e outros povos na Universidade Rural

Por Carolina Vaz

Entre os dias 04 e 09 de junho, a Universidade Rural sediou o I Congresso Intercultural de Resistência dos Povos Indígenas Tradicionais Maraká’nà o Coirem, recebendo centenas de indígenas, quilombolas, caiçaras e membros de outras comunidades em atividades de caráter político e identitário.

Entrevistamos Joshua Dylan, um dos organizadores do Coirem. Joshua é estudante de engenharia florestal e também faz parte do grupo Katumbaia de direitos animais e da atual gestão do Diretório Central dos Estudantes (DCE), que ajudaram a realizar o evento. O estudante explica a importância de justamente a Universidade Rural abrigar este congresso, por sua relação história com a Aldeia Maracanã, as diversas atividades que aconteceram, a significância do choque cultural e os possíveis desdobramentos futuros.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Continuar lendo

E aí, vai ter Copa?

Por Pollyana Lopes

Os turistas estão pelas ruas, as pessoas vestem verde e amarelo, as propagandas comerciais comparam seus produtos com o desempenho de jogadores em campo. As barracas dos camelôs estão tomadas por verde e amarelo. Nas ruas, o assunto é o mesmo. O clima de Copa do Mundo está no ar.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Continuar lendo

Bolsas para o Departamento de Esporte e Lazer

Por Pollyana Lopes

Estão abertas as inscrições para bolsas de apoio técnico-administrativo no Departamento de Esporte e Lazer da Proext. Podem se candidatar estudantes da Rural regularmente matriculados em cursos do campus de Seropédica que estejam cursando presencialmente Administração, Administração Pública, Educação Física ou Arquitetura e Urbanismo. Para concorrer é preciso ter disponibilidade de 16 horas semanais nos horários estipulados pelos setores envolvidos.

Serão quatro estudantes selecionados que irão receber R$ 320 mensais e deverão apresentar relatório técnico relativo às atividades desenvolvidas. As inscriões devem ser feitas na Secretaria da Praça de Desportos, que fica no Ginásio Polidesportivo da UFRRJ, até o dia 4 de junho, entre 9h e 11h, ou entre 13h e 15h30. A documentação necessária para a candidatura inclui a grade de horário do período, cópia do CPF, informações sobre a conta corrente do estudante, carta de apresentação com as motivações para trabalhar no setor e currículo atualizado. Outras informações estão disponíveis no edital n.º 009/2014 que pode ser acessado nesse link.

Foto: Raize Souza

Foto: Raize Souza

Seminário discute religiões afro-brasileiras

Por Carolina Vaz

Na mesma semana em que um juiz federal afirmou que manifestações de religiosidade como candomblé e umbanda não são religiões, o campus Seropédica da Universidade Rural sediou a I Semana Raízes da Tradição, organizada pelo Diretório Central dos Estudantes, com apoio da Pró-reitoria de Extensão (Proext), para celebrar a cultura afro-brasileira. A primeira atividade foi o Seminário Cultura, Tradição e Religiosidade no dia 13 de maio, que marca a abolição da escravatura. O restante da programação da Semana também contou com festas culturais, oficinas e mesa de debate.

O evento se iniciou com uma mística, apresentada pelas estudantes Caroline Otávio, Eugênia Fernandes e Angélica Laurindo, que falaram sobre a exploração do corpo da mulher negra, desde os tempos da escravidão até hoje.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Continuar lendo

O Coar e o Samhain

Por Pollyana Lopes

O Coar é um coletivo de estudantes da Rural que se uniu com o objetivo de produzir arte e se profissionalizar. É de autoria do grupo o quadro da Sala de Cultura, os vitrais no Restaurante Universitário, a curadoria da exposição do artista Manoel Ribeiro em Mangaratiba, a produção das esculturas da exposição permanente do Espaço Ciência InterAtiva entre outros.

O Samhain é a celebração em que se comemora a passagem do ano novo na cultura celta. A festividade acontece na passagem para o inverno e acreditava-se que as almas dos mortos retornavam a suas casas para visitar os familiares, para buscar alimento e se aquecerem no fogo da lareira. O fogo faz parte da dessa solenidade e aproveitando esse simbolismo, no dia 1º de maio, o Coar construiu e queimou um forno para finalizar a produção de objetos em argila.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Continuar lendo

Gustavão nas nuvens

Por Carolina Vaz

Não há como começar senão pelo fim. O palco do Gustavão cheio de instrumentos, cabos e gente. Dançando e girando para todos os lados. Não somente os dez “nefelibatas” que já enchiam o espaço, mas também a gente da plateia e da organização que não aguentava mais ficar parado.

Este foi o fim do Depois da Janta da última terça-feira (06), apresentação musical organizada pelo coletivo Seu Gusta de produção cultural da PROEXT. Dessa vez, vieram os músicos poetas letristas do Movimento Nefelista. Eram dez membros, tocando violão, chocalho, pandeiro, bongô de praia, baixo acústico, guitarra e bateria, além das meninas do backing vocals, e a cada três músicas mais ou menos um deles assumia o microfone. Ninguém ali fez cover, só cantaram e tocaram músicas autorais, mesmo que fosse melodia de um e letra de outro. Algumas canções eram mais dançantes e outras mais sensíveis. A presença de palco e sintonia do grupo deixava clara a amizade que preenchia o palco, e o bom humor era contagiante. Voltando ao início do texto, o resultado é claro: no final, tivemos que subir e sentir aquele clima junto. Por causa deles e porque é o Gustavão, o mesmo palco onde muitos têm sua primeira aula – a aula inaugural – e sua formatura. Um espaço que é nosso, ocupado de música.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Continuar lendo

Nefelistas na Rural

Por Pollyana Lopes

O coletivo de produção cultural da Pró-reitoria de Extensão Seu Gusta está preparando mais um Depois da Janta para o público ruralino. O evento de música, que sempre apresenta duas bandas com repertório variado, nessa edição traz o Movimento Nefelista. Como o grupo é grande, diverso e propõem que todos toquem juntos, essa é uma edição especial.

Nas palavras do coletivo, “o movimento nefelista é um grupo de expansão cultural que atua, por hora, em nossa querida terra, a Zona Oeste do Rio de Janeiro.”

A apresentação vai acontecer às 19h, na próxima terça-feira, dia 6 de maio no Gustavão, o Auditório Gustavo Dutra, do campus Seropédica. Aproveite o evento do facebook e convide os amigos.

Arte: Joy Machs

Arte: Joy Machs

 

Estão abertas as inscrições para o Centro de Arte e Cultura

O Centro de Arte e Cultura, espaço da UFRRJ em Seropédica voltado para o ensino gratuito de oficinas, está com inscrições abertas.

Há vagas para as oficinas de cerâmica, dança do ventre, grafiti, mangá e stiletto. Cada curso tem no mínimo duas turmas com horários e dias diferentes.

Imagem: perfil do Cac no Facebook.

Imagem: perfil do CAC no Facebook.

Cada oficina tem duração de duas horas, podendo começar a partir das 09h e durar até 21h. Qualquer pessoa pode se inscrever, através de formulário disponível online.

Saiba mais sobre o CAC aqui no blog e acompanhe pelo perfil do Centro no Facebook.

Exposição de artista ruralino traz olhar sobre a morte

Por Carolina Vaz

Na última sexta-feira (25), Itacuruçá, distrito de Mangaratiba (RJ), recebeu a exposição Saudades, do artista plástico Manoel Ribeiro. Manoel, que estuda Belas-Artes na Universidade Rural, expôs um conjunto de quadros com a temática da morte, produzidos com a técnica de nanquim sobre papel Canson e com referência em xilogravura. A exposição ficará aberta até o dia 29 de maio, das 08h às 16h, no Centro Ferroviário Cultural de Itacuruçá (CEFEC).

A exposição foi produzida pelo CoAr, coletivo artístico de alunos e ex-alunos da UFRRJ que produz e desenvolve projetos artísticos de diferentes técnicas. Membros do coletivo escreveram o projeto da exposição, além de viabilizar a divulgação. A realização foi da Fundação Mario Peixoto, e o próprio CEFEC, que pertence à prefeitura.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Veja mais fotos no nosso álbum no Facebook.

Continuar lendo