Diário das Pró-Reitoras

*O Diário das Pró-Reitoras revelará as principais ações da Pró-Reitora Katherina Coumendouros e da Pró-Reitora Adjunta Lana Fonseca. Aqui, você encontrará informações sobre os objetivos da atual gestão da Universidade Rural, no que se refere a Extensão, e poderá acompanhar a trajetória da Proext. Os textos são resultados de entrevistas com as Pró-Reitoras. Eles serão atualizados quinzenalmente.

A extensão universitária da gestão Tempo de Viver Melhor

Em dezembro de 2012, a chapa Tempo de Viver Melhor ganhou as eleições para a administração superior da Universidade Rural. Em março deste ano, a nova equipe assumiu e uma das frentes de ação é a consolidação da extensão universitária, por meio da Pró-Reitoria de Extensão. Ela é coordenada pela professora Katherina Coumendouros (Pró-Reitora) e pela professora Lana Fonseca, solicitada por Katherina para ocupar o cargo de Pró-Reitora Adjunta.

“A gente tem uma meta bem clara: abrir mais a Universidade e chamar a comunidade para cá. A nossa Extensão está muito relacionada aos nossos alunos saírem para as comunidades. Chamar a comunidade para cá é muito mais difícil. Historicamente, a Universidade sempre foi muito fechada”, disse Katherina, deixando claro que o objetivo da gestão é uma extensão de qualidade. “O que é o conceito de extensão? É a relação dessa instância com a comunidade.”

As duas Pró-Reitoras têm uma história profissional ligada a atividades de extensão. Antes de Lana trabalhar na UFRRJ, trabalhou na Prefeitura Municipal de Angra dos Reis. “Eu trabalhei na Prefeitura de Angra, na Secretaria de Educação, com o setor que seria o equivalente a Extensão, que é o setor que fazia a relação com a comunidade. Também desenvolvi um trabalho aqui, na época do Pré-Enem.”

Katherina trabalhou com projetos de extensão desde o Ensino Médio, quando estudava em um colégio agrícola. “Eu faço extensão desde os 15 anos. Os meus professores tinham projetos de extensão e eu trabalhava nesses projetos. Quando eu entrei na Universidade, comecei a fazer um trabalho (de Extensão) na Veterinária. Aí, eu me formei. Fui trabalhar em uma faculdade particular, em Valença, e fazia extensão lá, fazia a veterinária na rua. Passei no concurso da Rural. Enquanto eu fui professora substituta, fui participar da CPProex, que é Comissão Permanente de Extensão. Então, minha trajetória de Extensão tem 30 anos”, disse.

Uma novidade na Pró-Reitoria, que é a ponta da flecha que incentivará a cultura na UFRRJ, é o Coletivo Seu Gusta, formado por três estudantes da Universidade. O grupo tem a missão de trazer eventos culturais da região para dentro da Rural, aumentando as opções culturais para a comunidade acadêmica e de Seropédica.

A Pró-Reitoria de Extensão está passando, também, por uma reestruturação e organização interna. Agora, há um setor de Comunicação responsável pela manutenção do Blog e divulgação das atividades. Diversos setores da Universidade Rural, agora, são de nossa responsabilidade, como a Praça de Desportos, a Imprensa Universitária, o Anfiteatro Gustavo Dutra e o Centro de Arte e Cultura (Cac). Hoje, são cerca de 90 funcionários. Antes eram 11.

As perspectivas para os próximos semestres são: consolidar as atividades culturais, organizar a Praça de Desportos e o Parque Aquático, equipar a Imprensa. Segundo Katherina, o esporte também terá destaque nos próximos momentos. “A gente quer incrementar o esporte. Estamos buscando projetos e patrocínios. Estamos tentando orçamento externo. Tem algumas empresas que são solidárias ao esporte. A gente tem que tentar usar isso”, disse a Pró-Reitora.

Podcasts:
Diário das Pró-Reitoras – Piloto

Deixe um comentário